BEM ESTAR

DICAS DO CORREIO



Acender a luz, tomar banho e fazer exercício de manhã ajudam a acordar


Ter preguiça ao levantar da cama, principalmente nos quatro meses de horário de verão, é um problema que atinge muitos brasileiros. As pessoas ficam enrolando na cama e colocando o despertador no modo "soneca" para dormir mais 5 minutinhos, até serem obrigadas a despertar.

Segundo o especialista em biologia do sono Marco Túlio de Mello e os endocrinologistas Alfredo Halpern e Bruno Halpern, adotar alguns hábitos pode ajudar a ter mais disposição para dormir e também para acordar. Uma boa forma de levantar com mais energia é abrir as cortinas ou acender as luzes, tomar um banho e fazer atividade física de manhã.

Com isso, a temperatura do corpo aumenta e a produção de melatonina, o hormônio do sono, é freada. Tanto a melatonina quanto o relógio biológico de cada um são controlados pela glândula pineal, localizada no cérebro.

De acordo com os médicos, o horário de verão altera a fabricação de melatonina no corpo. Isso acontece porque o hormônio usa como informação a luz externa e a temperatura corporal.

Conforme você passa a acordar uma hora mais cedo, o sol "nasce" uma hora mais tarde e "se põe" uma hora depois também. Isso retarda a produção de melatonina e, para ajustar essa uma hora, é preciso tempo, pois o corpo não se adapta de uma vez só. A regulação, segundo os especialistas, pode levar de três a dez dias.
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