O melhor amigo do Homem




Apesar de que algumas pessoas possam crer que a frase "o cão é o melhor amigo do homem" é uma crença popular, não é assim, foi pronunciada pela primeira vez pelo advogado George Graham Vest, nos EUA. A história desta frase é a seguinte:
Charles Burden, dono de um galgo chamado Old Drum, descobriu que seu vizinho tinha matado seu cão a sangue frio sem motivo algum e decidiu denunciar o fato. Seu advogado, George Graham Vest, fez o seguinte discurso no julgamento:
"Cavalheiros do júri: O melhor amigo que um homem possa ter, poderá se voltar contra ele e se converter em seu inimigo. Seu próprio filho ou filha, a quem criou com amor e dedicação infinita, podem demonstrar ingratidão. Aqueles que estão bem próximos de nosso coração, aqueles a quem confiamos nossa felicidade e bom nome, podem se converter em traidores.
O homem pode também perder todo o seu dinheiro, faltará no momento que mais precise.
A reputação de um homem poderá ser sacrificada por um momento de loucura ou debilidade.
Muitas das pessoas dispostas a cair de joelhos para honrar nossos sucessos, serão as primeiras a apedrejar quando o fracasso colocar nuvens em nossa vivência.
O único, absoluto e melhor amigo que o homem tem neste mundo egoísta, o único que nunca vai traí-lo ou negá-lo, é seu CÃO.
Cavalheiros do júri, o cão de um homem está a seu lado na prosperidade e na pobreza, na saúde e na doença. Dormirá no piso frio onde sopra o vento e cai a neve, só para estar junto a seu dono.
Beijará a mão que não tenha comida para lhe oferecer, lamberá as feridas e amarguras produzidas no confronto com o áspero mundo.
Se a desgraça deixar seu amo sem lar e amigos, o confiado cão só pede o privilégio de acompanhá-lo para defendê-lo de todos seus inimigos.
E quando chegar o último momento, a morte mostrar a sua cara e ele for enterrado na terra fria. Ali junto à tumba, ficará o nobre animal, sua cabeça entre suas patas, os olhos tristes mais abertos e alertas a vigiar. Nobre, sincero e amigo além da morte".
A sala encheu-se em um profundo silêncio e alguns inclusive começaram a chorar emocionados. O vizinho, Leônidas Hornsby, foi multado em 550 dólares.


Share on Google Plus

About

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário