BNDES irá à Câmara explicar “ajudinha” ao Marfrig no dia 13

MARCOS MOLINA
São Paulo – A relação entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o frigorífico Marfrig (MRFG3) será o tema de uma audiência pública a ser realizada no próximo dia 13 de dezembro, às 10 horas, na comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, segundo apurou EXAME.com. A reunião terá transmissão online.


Os deputados querem saber por que o banco não planeja, segundo especula-se, converter todas as debêntures que possui em ações da empresa, que precifica nesta terça-feira uma oferta de ações que pode levantar aproximadamente 1 bilhão de reais. O BNDES comprou, em 2010, 2,5 bilhões de reais em papéis da empresa para capitalizá-la. A participação do banco de fomento na empresa, atualmente, é de 13,94%.

Segundo o informado no prospecto da oferta, o banco só irá converter o equivalente a 360 milhões de reais em ações (um terço da oferta). A decisão acarretaria em uma perda de 1,2 bilhão de reais para o BNDES, segundo o jornal O Globo, em diluição do capital porque deve deixar o restante dos papéis para a conversão automática, em julho de 2015, ao preço fixo de 24,50 reais. No pregão de hoje, as ações operam em torno de 9,09 reais. No ano, os papéis têm alta de 6%.
Share on Google Plus

About

    Blogger Comment
    Facebook Comment