O pecado da gula durante a gravidez

O nascimento do bebê é um divisor de águas: a alegria do bebê chega junto com o trauma dos quilinhos extras adquiridos durante a gestação. Há mulheres que engordam acima da média por conta da má alimentação e da falta de controle. O que é preciso fazer, após o parto, para correr atrás do prejuízo? A nutricionista da Universidade de Cuiabá, Grazielle Vitória Ponti Coutinho, conta como deve ser a alimentação de uma gestante.
Controle em casa
Comece o controle de peso em casa. No início da gravidez você pode medir o seu IMC - Índice de Massa Corporal (o peso dividido pelo quadrado da altura) e depois acompanhar nas consultas de rotina se o peso daquela semana está adequado ao gráfico específico para gestantes. 

Ganhar peso na gravidez não é surpresa. “Uma gestante que tinha um estado nutricional adequado antes de engravidar deverá ganhar durante toda a gestação entre 11 a 16 quilos, sendo no máximo três quilos no primeiro trimestre; e no segundo e terceiro trimestres em torno de 400 gramas por semana”, explica Grazielle.

Não coma por dois, três...
A regrinha “comer por dois está proibido” continua valendo. Para Grazielle é ilusão a ideia de que a gestante necessita de alimentação abundante. “O excesso calórico não tem qualquer vantagem e seus malefícios estéticos e fisiológicos são amplamente conhecidos”, afirma a nutricionista. 

Uma mulher adulta, gestante ou não, precisa evitar o sal e açúcar em excesso, além de produtos industrializados, gordura ou bebida alcoólica. Substitua por leguminosas, vegetais crus, frutas e produtos de origem animal. “A gestante possui maior necessidade de micronutrientes, como a suplementação de ferro”. Procure um nutricionista para fazer uma dieta balanceada. 

Voltar ao peso no tempo certo
Não existem milagres, mas sabe-se que a perda de peso é maior nos três primeiros meses após o parto e para aquelas que amamentam no seio. Portanto, nada de pressa. “A taxa média de perda de peso esperada durante a lactação é de 0,5 a 1 kg por mês.”


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