Limpar a lixeira da pia todo dia evita contaminação por fungos e bactérias

Manter a lixeira da pia da cozinha sempre limpa pode evitar a contaminação de alimentos, a transmissão de doenças, o mau cheiro do ambiente e a presença de insetos como formigas, baratas e moscas.

Segundo o infectologista Caio Rosenthal, o microbiologista Eneo Alves da Silva e o biólogo Fernando Bernardini, o ideal é esvaziar e limpar esse recipiente todos os dias, para evitar o aparecimento de fungos e bactérias. Acima de mil de bactérias por centímetro quadrado, já pode ser perigoso para a saúde e o sistema gastrointestinal – por isso, o ideal é que o número total de micro-organismos não passe de cem.

Os especialistas explicaram que restos de comida, como migalhas de pão, e água são atrativos para as formigas. E um grande problema é a contaminação cruzada, quando uma pessoa coloca as mãos nas bactérias presentes no lixo e, em seguida, manipula os alimentos.

Para evitar o mau cheiro na cozinha, a dica é não acumular lixo, não deixá-lo no sol nem na chuva. O calor fermenta esses restos, que atraem bichos. A umidade também aumenta o mau cheiro e provoca a proliferação de fungos e bactérias.

De acordo com o microbiologista Eneo Alves da Silva, não há problema em deixar a lixeirinha sobre a pia, desde que ela seja lavável e impermeável.

Se você estiver cozinhando, evite que o recipiente fique próximo dos alimentos. Uma dica é colocá-lo dentro da pia com a tampa aberta enquanto joga os restos de comida fora. Isso evita que você tenha que encostar no lixo e na comida ao mesmo tempo.

Na opinião dos médicos, o uso de triturador de lixo na pia é desnecessário, pois, apesar de o aparelho não trazer nenhum problema de contaminação, pode entupir o cano, já que transforma o lixo em uma pasta se houver mistura de sólidos com líquidos. Essa pasta na tubulação serve de alimento para fungos e bactérias, que se proliferam nesse local e aumentam a contaminação dos canos. A recomendação para quem tem esse equipamento é triturar apenas o lixo sólido.

Share on Google Plus

About

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário