Fumaça branca no Vaticano: novo papa é eleito


Os 115 cardeais reunidos há dois dias na Capela Sistina, no Vaticano, elegeram na noite desta quarta-feira (13), tarde no Brasil, o novo líder da Igreja Católica. A identidade do sucessor do papa Bento 16 será revelada em instantes.

A decisão saiu no segundo dia do conclave, iniciado na tarde de terça-feira (12). Foram necessárias cinco votações para que os 115 cardeais eleitores chegassem a um nome de consenso: uma na tarde de ontem, duas na manhã de hoje e mais duas na tarde de hoje.

Além da fumaça branca, expelida às 19h06 locais(15h06 em Brasília), a escolha do novo papa foi anunciada com o badalar dos sinos da Basílica São Pedro.

O novo líder dos católicos, cuja identidade ainda não foi revelada, será apresentado dentro de alguns instantes a uma multidão de católicos que ocupa a praça São Pedro.

Antes disso, o novo papa, que teve de conseguir o apoio de ao menos dois terços dos cardeais eleitores (77 votos) para ser eleito, participa do último ato do conclave, respondendo a duas perguntas: "Aceita sua eleição como Sumo Pontífice?" e "Como quer ser chamado?".

Share on Google Plus

About

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário