Coreia do Norte colocou míssil em posição de fogo, diz TV americana


A Coreia do Norte colocou pelo menos um míssil em posição de disparo vertical, informou nesta quinta-feira (11) o site do canal de TV CNN, citando uma fonte do governo norte-americano. 


Segundo a fonte, que não teve o nome revelado, os EUA não sabem por que o míssil não chegou a ser disparado e suspeitam que o posicionamento do projétil tenha sido apenas um teste ou um esforço de "confundir" os Estados Unidos e seus aliados, que esperam um ataque a qualquer momento. 


Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul permanecem em alerta ante a ameaça das declarações bélicas do regime norte-coreano e os atos de desafio à comunidade internacional durante os últimos meses.

Desde fevereiro de 2012, Pyongyang lançou dois mísseis — um deles com sucesso, em dezembro passado —, considerados pelas potências ocidentais testes disfarçados de mísseis balísticos, executou um teste nuclear — que resultou em novas sanções da ONU —, anunciou a retomada das atividades nucleares e posicionou mísseis de médio alcance em sua costa leste.

Ignorando as advertências da vizinha e aliada China, Pyongyang instalou na semana passada em sua costa oriental dois mísseis Musudan de alcance teórico de 3.000 km, capacidade para atingir o Japão. Com uma carga leve, poderia viajar 4.000 km e atingir a ilha americana de Guam, situada a 3.380 km e onde estão 6.000 soldados americanos.

Share on Google Plus

About

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário