Tsipras vence eleições na Grécia



O partido de esquerda Syriza, de Alexis Tsipras, venceu as eleições deste domingo (20) na Grécia, informou a agência Reuters, derrotando o conservador Nova Democracia. O líder do partido já havia sido eleito em janeiro, mas renunciou ao cargo de primeiro-ministro em agosto após o Syriza ter se dividido nas negociações para receber ajuda financeira da Europa.

"Eu quero agradecer a todos vocês do fundo do meu coração por essa grande vitória - uma vitória do povo", disse Tsipras em sua conta no Twitter após o resultado. "Hoje, a Grécia e o povo grego são sinônimos de orgulho e perseverança", afirmou ele , acrescentando que "esta vitória pertence às classes trabalhadoras".
O líder conservador grego Evangelos Meimarakis reconheceu sua derrota nas legislativas contra o líder esquerdista Alexis Tsipras, a quem felicitou por sua vitória. "O resultado eleitoral parece se consolidar com Syriza e o senhor Tsipras na liderança. Eu o parabenizo e peço que crie logo o governo que é necessário", disse.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, felicitou Tsipras pelo resultado no Twitter. "Parabenizo Alexis Tsipras, ansioso pela formação rápida de um novo governo com mandato forte para continuar o processo de reforma", escreveu. "Estou pronto para trabalhar em estreita colaboração com as autoridades gregas e continuar acompanhando a Grécia em seus esforços para a ambiciosa reforma."

O ministro do Interior disse que o resultado das urnas garantirá 144 assentos no parlamento (que tem 300 cadeiras), cinco a menos do que quando o Syriza chegou ao poder pela primeira vez no início do ano.
Tsipras confirmou que voltará a formar uma coalizão de governo com o Gregos Independentes (direita soberanista), depois de vencer nas legislativas, segundo a agência France Presse.
Share on Google Plus

About

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário